24 Kitchen

quinta-feira, 19 de junho de 2014

Frango estufado à moda da mamã

Esta receita de frango estufado foi sendo alterada e melhorada no decorrer do tempo.
 É um prato que faço no dia a dia, quando tenho pouco tempo para cozinhar porque em cerca de 30 minutos fica pronto a servir !! 
As minhas filhas dizem que ninguém faz frango estufado como meu e que tem um sabor especial, aliás umas das vezes que foram de férias para o sul de Espanha comeram  frango num restaurante e ficaram  histéricas por sabia igual ao "frango à moda da mamã" daí o nome....

Ingredientes:
- 1 frango partidos aos pedaços
- 3 tomates bem maduros
- 1 cebola grande
- tiras de pimento verde
- ervilhas a gosto
- 2 cenouras ás rodelas
- couve lombarda partida em juliana
- 3 salsichas alemãs
- 2 dl de vinho maduro branco
- azeite virgem
- sal, pimenta, salsa a gosto

Comece por passar o frango por água,escorra-o e tempere com sal.

Cubra o fundo dum tacho grande com azeite, parta a cebola em rodelas grossas, os tomates aos pedaços  e coloque no tacho juntamente com as tiras de pimento e as rodelas de cenoura.

Leve o tacho a lume médio e deixe alourar os vegetais. 

Acrescente o frango e deixe cozinhar cerca de 10 minutos sem colocar a tampa do tacho. 

Quando o frango já tiver uma corzinha, mexa tudo, coloque por cima a couve lombarda e as ervilhas, regue com o vinho, retifique os temperos e tape o tacho.

Deixe cozinhar, em lume baixo,  mais 20 minutos e notar que o molho está a engrossar.

Antes de desligar acrescente as salsichas partidas ás rodelas e salpique com salsa picada. ( ontem o meu foi mesmo sem salsa! )  

Sirva com arroz branco seco ou com arroz de açafrão.









































 E pronto, mais simples não pode ser!
 Espero que gostem , que experimentem e que faça tanto sucesso como aqui em casa ;)


XX
SLT team

3 comentários:

  1. Que aspeto delicioso Isabel! E adorei o titulo da receita <3

    Recanto com Tempero
    http://recantocomtempero.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  2. Ana, elas ao fim de 15 dias a comer comida espanhola deliraram quando comeram um frango estufado parecido com o meu!! ;)

    ResponderEliminar
  3. Esta tua refeição está com um excelente aspecto...nem sei por onde haveria de começar a comer...mas acho que começaria pelos legumes!
    Quero 1 dose dulpa SFF :D

    Obrigada por vesitares e comentares no meu cantinho...fiquei muito feliz! :P Bjs ;)

    ResponderEliminar