24 Kitchen

sexta-feira, 9 de março de 2018

Dona Amélia dos Açores, o meu bolo de aniversário





Depois de um incrível fim de semana prolongado por terras Açorianas, mais exatamente na ilha da Terceira, resolvi fazer para a minha festa de aniversário fora de data, a versão  bolo das deliciosas D. Amélias.





Para quem é dos Açores ou quem já lá esteve sabe do que estou a falar.
Só posso dizer que nos dias que lá estive comi, em TODOS, uma queijadinha destas hehehe, versão mini , versão média...enfim, consolei a alma e o estomago.

Claro que a primeira coisa que fui procurar na net, foi a receita desta delicia e encontrei-a num blogue açoriano curiosamente chamado DELÌCIAS & COMPANHIA .

Como a receita foi retirada de lá é claro que não a vou escrever, mas podem espreitar

AQUI

Se preferirem fazer  a versão pequenina, daqueles docinhos que se comem em três tempos podem espreitar no mesmo delicioso blogue

AQUI




Só vos posso dizer que vim da Terceira viciada nestes docinhos, aliás  todos os doces que lá experimentei são uma delícia!

Os Açorianos vivem numa terra lindíssima, sabem receber muito bem os visitantes e têm uma gastronomia deliciosa!

No meio disto tudo a sorte foi só lá ter estado um fim de semana grande, senão....vinha a rebolar ou pagava excesso de peso na Raynair!










Espero que experimentem e gostem tanto como o pessoal gostou aqui em casa!

XX
SLT cakes team

6 comentários:

  1. Olá Isabel! Ainda hoje me tinha lembrado de ti por causa de uma salada de couve-flor que fizeste e que me estava a apetecer fazer também! Antes de mais, muitos parabéns! Então estiveste por cá?! Os meus Açores são lindos, não são?! É certo que um fim de semana não dá para nada, ainda para mais quando falamos de 9 ilhas tão iguais e tão diferentes ao mesmo tempo! Cada uma merece no mínimo 1 semana. Bem, os terceirenses agora iam dar-me na cabeça, deixa-me corrigir, são 8 ilhas e um parque de diversões! É isso mesmo, a ilha Terceira é considerada um parque de diversões! É a ilha das festas! Aquela gente para estar bem é em festa! Há festa todo o ano, os bailinhos no carnaval, as São Joaninas no verão, as festas do Divino Espírito Santo, as touradas, etc, há de tudo! Passo 1 ou 2 semanas de férias lá todos os anos. Lá sentimos-nos em casa, eu e o meu marido adoramos, e os meus filhos já ganharam o mesmo gosto! Somos verdadeiramente felizes quando lá vamos e completamente apaixonados pela ilha! Também gostamos muito da ilha do Pico e de São Miguel, mas a Terceira tem um lugar cativo no nosso coração! E o que eu gosto de Dona Amélia! O meu marido prefere as filhoses de forno (também são divinais, tenho de admitir). Mas de facto o doce que mais me remete para a ilha são as Donas Amélias. É um doce bastante rico e depois tem toda uma história por trás que o faz ser ainda mais famoso e cobiçado! Adorava saber um pouco mais sobre a tua estada na ilha, por onde andaste, o que viste, onde e o que comeste, o que gostaste mais, etc. Não queres fazer um post aqui no blog para partilhar essas coisas connosco?! Peço desculpa se pareço metediça, e obviamente só o fazes se assim o entenderes, mas tenho muito orgulho nos meus Açores e acho maravilhoso quando escolhem as nossas ilhas. Gosto muito de saber o que acha quem por cá passa! beijinhos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá! Olha eu ainda estou em modo Açores heheheh adorei, adorei, adorei. Foram 3 dias em cheio e não parámos um minuto. Acho que vimos tudo aquilo que nos recomendaram. Ficamos em Angra do Heroísmo e corremos a ilha toda de carro. Bem, nem te digo nada! A ilha é linda de morrer agora no inverno,imagino como deve ser na primavera e verão! Ficamos completamente fãs, aliás já estamos a pensar regressar lá para junho para assistirmos ás tais festas que falas! Os restaurantes em que comemos foram todos indicados por açorianos ou pessoal do continente que já aí esteve, comemos a famosa alcatra de vaca , de peixe ( no Boca Negra....e tive que dizer que era sportinguista ,claro ahahahh), peixe grelhado,caldo de marisco no pão, morcelas ...eu sei lá ...ah uns bolinhos de milho fritos deliciosos! Só sei que se passassemos aí mais tempo , vinhamos a rebolar!!!
      Tenho fotos lindas da ilha. Se quiseres seguir me no instagram, procura me em isabel.pintoecastro. Beijinhos querida amiga açoreana!

      Eliminar
  2. Um dia destes vou experimentar a versão mini. Depois digo-te! Agora vou comer um fatia da tarte de limão antes os gulosos cá de casa comam tudo! Beijinhos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. hahahahaha fazes bem ! e não te esqueças que me deves uma fatia de tarte de limão!

      Eliminar
  3. Muito bom aspecto!!!
    http://www.opecadomoraemcasa.pt/

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada! Experimente fazer em forminhas de queijadinhas! acho que ficam muito boas , eu gosto mais !

      Eliminar